Vice-diretora-presidente da ENM afirmou que evento dialoga diretamente com a diretriz da atual gestão de ampliar a integração com as escolas estaduais
A vice-diretora-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), desembargadora Paula Cunha e Silva, participou do Encontro de Aperfeiçoamento da Formação de Formadores e do 1º Encontro da Renejum 2026 com as Escolas Judiciais promovidos pela Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Recife (PE).
Os eventos reuniram magistrados e servidores federais e estaduais com o objetivo de fortalecer a Rede Nacional das Escolas Judiciais e de Magistratura (Renejum) ao articular diagnóstico, planejamento e formação continuada da comunidade jurídica.
Para Paula Cunha e Silva, participar dos encontros significou reafirmar o compromisso da ENM com uma formação judicial estruturada, colaborativa e nacionalmente integrada.
“Esse evento dialoga diretamente com a diretriz da atual gestão de ampliar a integração entre a ENM e as escolas estaduais porque cria um ambiente concreto de escuta, cooperação e alinhamento institucional”, afirmou. “Além disso, a RENEJUM funciona como instância de articulação nacional coordenada pela ENFAM, reforçando o papel da ENM em um ecossistema de formação mais coeso, capilarizado e sensível às realidades locais.”
A desembargadora destacou ainda que a presença da ENM contribuiu para um debate estratégico sobre as demandas comuns das escolas, o planejamento da educação judicial e a consolidação de propostas que fortaleçam a atuação da rede a partir da padronização, da troca de experiências e da construção coletiva de soluções para a formação de magistrados.