XXIV CBM: AMB homenageia personalidades que contribuíram para a melhoria do Judiciário e da Magistratura
A presidente da AMB, Renata Gil, também recebeu, da Câmara Municipal de Salvador, o título de cidadã soteropolitana
O primeiro dia do XXIV Congresso da Magistratura Brasileira também foi destinado a homenagear grandes personalidades brasileiras por diversas contribuições à Justiça e à Magistratura. A AMB concedeu a comenda “Cruz do Mérito” para agraciar e distinguir personalidades que se destacaram pelos esforços constantes para a melhoria e valorização do Poder Judiciário e da Magistratura brasileira.
Foram homenageados: o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco; as deputadas federais Celina Leão e Margarete Coelho; o presidente honorário da AMB, Jayme Martins de Oliveira Neto; o presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares (AMAJME), desembargador Getúlio Correa; o presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), desembargador Cláudio Luis Martinewski; o juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, Guilherme Lopes Alves Lama; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), promotor de justiça Manoel Murrieta; o presidente do Banco do Brasil Fausto Ribeiro; e o juiz e coordenador da justiça do trabalho da AMB, Antonio Cesar Pereira.
Durante a cerimônia, houve também a entrega, pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, do título de cidadã soteropolitana à presidente da AMB, Renata Gil e de cidadão soteropolitano ao diretor de Grandes Eventos, Freddy Pitta Lima. “Renata, você agora pode bater no peito e dizer que é cidadã de Salvador. Quem ganhou o presente foi a cidade e os soteropolitanos em te ter como nossa cidadã”, enfatizou o vereador Geraldo Júnior.
Outro homenageado no evento foi o artista Carlinhos Brown, que recebeu o título de embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia pela juíza Maria Fausta Cajaíba e pela própria mãe, senhora Madalena Gonçalves. Carlinhos agradeceu pela homenagem e elogiou o XXIV CBM e a presidente da AMB.
“Estou muito honrado e agradecido. A justiça restaurativa é uma importante aliada da sociedade e leva melhores condições para o futuro das crianças e dos adolescentes. Me inspiro na ação do fazer, da entrega e do cuidado real com o outro (…). Renata, Muito obrigado por sua liderança e por tudo que pudemos ver e ouvir aqui. Muito bem-vinda sempre aqui em Salvador”, ressaltou.
Além disso, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolso Regis, e o deputado estadual Sandro Regis entregaram o título de cidadão baiano ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux.
por Escola Nacional da Magistratura, em 17 de maio de 2022