Resolução 343 e a política de inclusão de magistrados com deficiência serão tema de webinar
A regulamentação ainda precisa ser mais divulgada entre os tribunais para fazer valer esse direito”, disse a diretora da DPI
A regulamentação das condições especiais de trabalho para magistrados e servidores com deficiência ou doença grave ou com dependentes, prevista na Resolução 343, será tema de webinar realizado pela Diretoria de Política Institucional e Apoio para Magistrados com deficiência ou filhos e dependentes nessa condição (DPI) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no próximo dia 17 de agosto, às 14h. O encontro é uma parceria com a Escola Nacional da Magistratura (ENM) e será aberto para magistrados(as) e servidores(as) dos tribunais mediante inscrição.
“Os tribunais precisam conhecer a realidade desses servidores, dos magistrados e magistradas, para fazer essa adaptação da melhor forma possível”, afirmou a diretora do DPI, Elbia Rosane Souza de Araújo. “Essa foi uma luta muito grande da AMB e precisamos continuar trabalhando nessa divulgação, pois é um direito que obedece aos princípios constitucionais”, pontuou a magistrada, que falará no encontro junto com Flávio Henrique de Melo, juiz do Tribunal Regional de Rondônia (TJRO), e membro da DPI.
O censo realizado pelo Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ), em 2021, mostrou que muitos magistrados(as) se encaixam nas condições da Resolução. Dos 813 magistrados respondentes, 101 têm algum tipo de deficiência e 201 têm pelo menos um dependente com deficiência.
O encontro durará duas horas e serão abertas 100 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto. Para associados da AMB, o cadastro pode ser feito aqui. Os demais interessados devem enviar e-mail para [email protected].
por Escola Nacional da Magistratura, em 28 de julho de 2022