Qual é a relação entre o direito e o William Shakespeare?
ENM reúne renomados especialistas para comentar a influência do dramaturgo para as ciências jurídicas
Há mais de 400 anos, o escritor William Shakespeare tem impactado o Direito, a Política e a vida por meio da dramaturgia – sonetos e peças teatrais. Com base nesta conexão entre os temas, a Escola Nacional da Magistratura (ENM) irá fazer um recorte com a live “Shakespeare e o Direito”, no dia 14 de outubro de 2021, às 18h, horário de Brasília-DF.
O evento será transmitido pelo canal da ENM no YouTube. A debatedora do encontro será a juíza Luciane Buriasco Isquerdo (TJ-MS) e o mediador Marcelo Piragibe (TJ-MG) .
Os convidados da live são os pesquisadores – Ricardo Cardoso, historiador, Mestre e Doutor em História pela USP, com pesquisa no Shakespeare Institute, da Universidade de Birmingham, em Stratford-upon-Avon, cidade onde Shakespeare nasceu, na Inglaterra. Ele foi um dos autores da obra “O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe”; José Garcez Ghirardi é advogado , bacharel em Direito pela USP, Mestre e Doutor em literatura pela USP, Pós-Doutor pelo Collège de France. É professor do curso de Direito da FGV-SP e ministrou aulas de jurisprudência e arte na Adjunct Faculty da Gonzaga Law School (EUA). É autor, entre outros, de O Mundo Fora De Prumo – transformação social e teoria política em Shakespeare.
Para a magistrada Luciane Buriasco Isquerdo, o dramaturgo inglês tem uma grande importância na era atual.
“São inúmeros os filmes e séries sobre sua obra. Aliás, mesmo que não saibamos, já assistimos algo de Shakespeare em Titanic, House of Cards, dentre muitos outros exemplos. Se algum dia dissemos que alguém estava “falando grego”, estávamos citando Shakespeare sem saber. Isso e muito mais saberemos ao assistir esta live que a Comissão de Arte, Cultura e Formação Humanística da ENM – Escola Nacional da Magistratura preparou para todos nós juizes, juízas e demais operadores e operadoras do Direito. É que com toda esta importância para o pensamento ocidental, são inúmeras as relações possíveis com o Direito, como veremos. Há um time de peso a nos introduzir esse tema que já faz parte de nossas vidas sem que saibamos”, informou.
Acesse.
por Escola Nacional da Magistratura, em 13 de outubro de 2021