Primeira edição do Curso FoFo Brasil tem início em Salvador
“É um marco na história da educação judicial”, comentou a coordenadora Juíza Ana Barbuda
A Escola Nacional da Magistratura (ENM) deu início, nesta segunda-feira (21), à primeira edição do Curso de Formação de Formadores (FoFo N1M1) de 2024, realizado em Salvador, Bahia. Foi a primeira vez que o curso — um dos mais concorridos da ENM — foi ministrado presencialmente em outro estado.
Credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o curso visa capacitar magistrados(as) que atuarão como agentes transformadores por meio da educação. A edição baiana faz parte do projeto FoFo Brasil, que percorrerá as cinco regiões do país para oferecer aprimoramento técnico-científico, cultural e humanístico àqueles que desejam atuar como formadores.
A abertura contou com a presença do Desembargador Caetano Levi Lopes, Vice-Diretor Presidente da ENM; da Juíza Ana Conceição Barbuda, coordenadora do curso; do Desembargador Jatahy Júnior, Diretor-Geral da Unicorp/TJBA; da Juíza Isabella Lago, coordenadora-geral da Unicorp, e da Secretária-Geral da Unicorp, Thaís Meirelles.
A Juíza Ana Barbuda comemorou o sucesso do projeto e destacou o impacto da iniciativa para o futuro da magistratura.
“Hoje tivemos a abertura do FoFo Brasil, um projeto ímpar que oportuniza a formação de magistrados com foco no desenvolvimento de competências. Este é um marco na história da educação judicial da ENM”, afirmou.
Durante a cerimônia de abertura, o Desembargador Caetano Levi Lopes foi homenageado pela Unicorp em reconhecimento à sua contribuição à educação judicial. Emocionado, o magistrado falou sobre a parceria com a Unicorp. “Tenho certeza de que aqui, nesta sagrada terra, a semente está sendo lançada e vai frutificar. Vamos formar novas gerações de magistrados”, afirmou o Desembargador.
A coordenadora Ana Barbuda ressaltou a trajetória do Desembargador: “Um magistrado de mil virtudes, que luta pela capacitação da magistratura com técnica, ética e humanismo”, declarou.
Sucesso
Com um total de 31 alunos, o curso superou as expectativas e já conta com 22 magistrados na fila de espera para a próxima edição, que será realizada em São Paulo.
Logo após a abertura, a primeira aula da edição foi ministrada pelo Juiz Vladimir Vitovsky e pelo professor Fernando Alves, ambos especializados no ensino jurídico.
A turma é composta majoritariamente por magistrados(as) que atuam nos tribunais do Nordeste. A carga horária total será de 24 horas, com foco no desenvolvimento de competências pedagógicas e no uso de metodologias ativas no ensino.
O conteúdo programático inclui tópicos como a formação de magistrados(as), diretrizes da Enfam, planejamento de aulas, desenvolvimento de competências e uso de feedback. O curso será encerrado com a apresentação de planos de aula pelos participantes, reforçando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
O curso é fruto de um acordo de cooperação técnica assinado entre a ENM e o Tribunal de Justiça da Bahia, por meio da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp). A parceria possibilitará o desenvolvimento de novas iniciativas em conjunto, ampliando o alcance das formações. “É com muita alegria que firmamos essa parceria pioneira”, disse o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Jatahy Júnior, após a assinatura do Termo de Cooperação.
por Escola Nacional da Magistratura, em 23 de outubro de 2024