Plataformas Digitais: ENM promove aula inaugural do curso Plataformas Digitais de Trabalho: Desafios ao Direito

por Assessoria de Comunicação, em Jul 12, 2022 12:00:00 AM

O primeiro encontro contou com a participação do sociólogo José Pastore


A Escola Nacional da Magistratura (ENM), iniciou nesta segunda-feira (11) o curso Plataformas Digitais de Trabalho: Desafios ao Direito, que busca discutir as relações entre tecnologia e trabalho. O curso é ministrado pelo magistrado Paulo Roberto Dornelles Júnior, que desenvolveu seus estudos sobre o que chama de “Plataformização do Trabalho” na Europa.

O diretor-presidente da ENM, desembargador Caetano Levi Lopes, afirmou que a ENM leva conhecimento sobre áreas extremamente modernas aos magistrados. “A nossa escola busca levar a todos os segmentos do Poder Judiciário discussões de alto nível, inclusive situações presentes e futuras - um futuro que já é quase presente”, disse. Ainda de acordo com o desembargador, a magistratura deve conhecer as relações de trabalho desenvolvidas em plataformas digitais. “É muito importante que os nossos magistrados aprendam sobre essas novas ferramentas que já fazem parte do trabalho de todos”, concluiu.

O magistrado Paulo Dornelles falou sobre os principais tópicos do curso - a plataformização das relações de trabalho, propostas legislativas e a jurisprudência de vários países. “A ideia é trazer reflexões e ponderações sobre a própria ideia do Direito do Trabalho e da simbiose da tecnologia e do trabalho, já que os dois estão cada vez mais próximos”, disse o professor.

A aula inaugural também contou com a presença do sociólogo José Pastore, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e consultor em relações de trabalho e recursos humanos. Ele afirmou que o tema do curso é bastante complexo e se encaixa na realidade atual do mundo digital. “Essa iniciativa da ENM é muito apropriada para que possamos entender os direitos desses trabalhadores, já que as instituições precisam acompanhar essa revolução tecnológica - tanto no campo jurídico, quanto na educação”, concluiu.

O curso Plataformas Digitais de Trabalho: Desafios ao Direito segue até o dia 02 de agosto e é exclusivo para magistrados associados à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Comentários

Sobre essa página

Este é o local oficial de divulgação de informações e publicações da Escola Nacional da Magistratura. Inscreva-se abaixo e faça parte deste grupo exclusivo.

Mais...

Mais...

Faça parte. Inscreva-se e receba em seu email.