ENM promove aula inaugural do curso de Análise Econômica do Direito
por Assessoria de Comunicação, em 11/05/2022 15:03:58
Durante a primeira aula, os alunos conheceram desde conceitos filosóficos até teorias modernas sobre o tema
A Escola Nacional da Magistratura (ENM) promoveu, nesta sexta-feira (06), a aula inaugural do curso de Análise Econômica do Direito. A primeira aula contou com a apresentação do diretor-presidente da ENM, desembargador Caetano Levi Lopes, e a exposição do professor, conferencista e advogado Rodrigo Fux.
O desembargador Caetano Levi Lopes destacou a importância do curso de Análise Econômica do Direito para a instituição e para os magistrados. “Economia, Política e Direito são fenômenos da sociedade humana e há grande influência de um no outro. O curso apresenta uma importante interlocução entre as duas áreas e é uma forma de permitir que os nossos magistrados e magistradas tenham um bom substrato teórico na hora de sentenciar”, disse o diretor-presidente da ENM.
O professor Rodrigo Fux, que ministrou a primeira aula, é mestre e doutorando em Direito Processual Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fux também é conferencista nacional e internacional na área da Análise Econômica do Direito.
Durante a sua exposição, Rodrigo Fux fez uma análise filosófica envolvendo as ciências jurídicas e econômicas, além de abordar o berço da Análise Econômica do Direito e teorias modernas, como a Teoria dos Jogos. “A ciência jurídica não é e nem deve ser uma ciência isolada. O magistrado de hoje deve acompanhar as evoluções para tomar decisões a contento”, afirmou.
Ao longo do curso, os alunos estudarão os princípios do Direito e Economia, Políticas Micro e Macroeconômicas, aplicações de conceitos da economia para a resolução de problemas jurídicos, análise econômica dos contratos, além de ter contato com as pesquisas mais recentes sobre o tema.