ENM completa 71 anos de inovação e de referência do ensino jurídico

por Carlos Ribeiro, em May 24, 2022 12:00:00 AM

A Escola atinge a marca de 50 mil certificações emitidas e abre as portas para o mundo.

 

Era quinta-feira, 24 de maio de 1951, quando o primeiro presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, ministro da Suprema Corte Edgar Costa (1949-1953), em seu terceiro ano de mandato, deixaria um legado importante para a história do Judiciário – a Escola Nacional da Magistratura, pioneira na formação e aperfeiçoamento de magistrados no Brasil. À época, o desembargador Hamilton Moraes de Barros esteve à frente da ENM ao inaugurar uma nova era, que construiu o futuro, o qual podemos chamar de presente que também traz Renata Gil como a primeira mulher a ocupar a presidência da AMB. Aos 71 anos, sob o comando do diretor-presidente, desembargador Caetano Levi, a escola tem sido referência no ensino a distância com o uso de novas tecnologias. Em 2022, a ENM ampliou a oferta de cursos em parcerias com renomadas instituições para toda a comunidade jurídica.

Durante sua história, foram mais de 50 mil certificações. Resultado que mostra a força da ENM no Poder Judiciário. “É a escola mais antiga do Brasil dedicada a magistrados e magistradas. Tem sido uma evolução constante a nossa trajetória. A ENM nasceu de um sonho de idealistas que fundaram a AMB e também pensaram que um importante braço da Associação seria uma Escola que pudesse manter sempre atualizados os magistrados brasileiros. Com o tempo, a escola foi se expandindo, passou a contar inclusive com eventos internacionais e nos próximos anos com certeza essa evolução vai continuar”, avaliou o diretor-presidente da Escola.

De acordo com o ex-presidente da ENM, por duas vezes (2014-2015 e 2017-2018), Marcelo Piragibe, a Escola Nacional da Magistratura é a única que abarca todas as jurisdições. “A ideia central, até hoje prevalecente, é formar magistrados que possam julgar com total independência diante dessa sociedade dinâmica. Somente por meio dessa formação sólida e ininterrupta, poderemos ser verdadeiros agentes de transformação social, independentes e seguros. E a ENM teve e tem fundamental importância nesse objetivo”, destacou.

O atual diretor do Centro de Pesquisas Judiciais da AMB (CPJ), ministro Luis Felipe Salomão (STJ), que também presidiu a Escola, no triênio 2005-2008, enalteceu a história da ENM. “A ENM teve à frente na sua condução grandes juristas, ministros e juízes, e hoje serve como um farol, um exemplo a ser seguido pelas demais escolas da magistratura. Hoje, muitas escolas realizam concursos, preparam e aperfeiçoam seus juízes e a ENM cumpre bem esse papel. Juízes bem-preparados e bem-informados, jurisdição bem prestada”, ressaltou.

O ex-presidente da Escola Nacional da Magistratura Sérgio Ricardo de Souza (2017-2019) destacou a importância do ensino de qualidade oferecido pela Escola no aprimoramento da carreira. “Esse aperfeiçoamento e essa formação de excelência fornecidos pela ENM aos magistrados são essenciais para que cada vez mais o Judiciário possa prestar serviços de qualidade para a sociedade”, afirmou.

Evolução tecnológica

A ENM tem investido em inovação, tornando-se grande referência na formação dos Magistrados e de toda comunidade jurídica. A aposta da Escola tem sido feita em novas plataformas digitais para oferecer o melhor conteúdo jurídico aos alunos. Isso é possível em razão do convênio com a UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia no ramo da educação do país.

O crescimento da Escola Nacional da Magistratura é notório. Apenas em 2021, a ENM emitiu mais de 500 certificados para associados à AMB; certificou mais de 1500 alunos em parceria com a PUCRS; e ofereceu 80 bolsas de ensino para estudantes de baixa renda.

Em 2022, a ENM inovou o repertório de cursos com alcance de diversas áreas jurídicas. São mais de 15 opções de cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) para promoção da carreira da magistratura e mais de 20 cursos de certificação jurídica, com temas sobremaneira relevantes, à exemplo das temáticas eleitorais. A entidade tem parcerias com prestigiadas instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a PUC-RS, e a Universidade de Roma - La Sapienza (Itália). São dezenas de cursos estratégicos, com renomados professores do Direito, a fim de capacitar e fortalecer a comunidade jurídica. Clique aqui para acessar o Guia de Cursos 2022.

 

 

Comentários

Sobre essa página

Este é o local oficial de divulgação de informações e publicações da Escola Nacional da Magistratura. Inscreva-se abaixo e faça parte deste grupo exclusivo.

Mais...

Mais...

Faça parte. Inscreva-se e receba em seu email.