"Direito Eleitoral, Direitos Políticos e suas faces” - ENM realiza a primeira aula

por Carlos Ribeiro, em Jun 4, 2022 12:00:00 AM

O curso é exclusivo para associados (as) da AMB e vai até o dia 17 de junho




A Escola Nacional da Magistratura promoveu a aula inaugural do curso Direito Eleitoral, Direitos Políticos e suas faces”, sob a perspectiva de gênero. Coordenado pela diretora da AMB Mulheres, Domitila Manssur, as aulas estão sendo ministradas pela juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida (TJ-MS).

Na abertura do evento, realizado de forma on-line, o diretor-presidente da ENM, desembargador Caetano Levi Lopes, comentou sobre a importância da temática em razão das eleições de 2022.

“A ENM se orgulha em oferecer esse curso num momento bastante oportuno, porque o pleito eleitoral se aproxima e há uma necessidade de que nossos colegas estejam preparados para permitir que a democracia seja exercida com toda amplitude possível, para que o artigo 1º da nossa Constituição seja totalmente cumprido. (...) Nós juízes somos um instrumento muito importante nesse processo democrático que todos nós queremos para o nosso país”, destacou.


A coordenadora pedagógica destacou a relevância de juízes (as) para a garantia da democracia nas eleições e a importância da igualdade de gênero nas Cortes eleitorais.

“O curso traz a ideia de democracia e igualdade, com participação geral e irrestrita no processo eleitoral, que depende da nossa atuação como juízes e juízas para que ele se desenvolva de uma forma democrática (...). Nós estamos tentando encontrar os motivos pelos quais nós, mulheres, não chegamos às Cortes eleitorais e propor soluções”, enfatizou Domitila Manssur.

Durante a aula inaugural, a juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida (TJ-MS) falou sobre as bases, a agenda e o impacto do pensamento feminista brasileiro; e quanto à participação feminina no processo político.

As aulas do curso “Direito Eleitoral, Direitos Políticos e suas faces” são 100% on-line e ocorrerão até o dia 17 de junho, exclusivamente para os associados da AMB.

Comentários

Sobre essa página

Este é o local oficial de divulgação de informações e publicações da Escola Nacional da Magistratura. Inscreva-se abaixo e faça parte deste grupo exclusivo.

Mais...

Mais...

Faça parte. Inscreva-se e receba em seu email.