Curso de técnicas de investigação da ENM é realizado na Bahia

por admin, em May 6, 2016 12:00:00 AM

Temas que envolvem o trabalho policial e judicial em crimes foram abordados no curso Técnicas de Investigação, que aconteceu em Salvador, na Bahia. A capacitação durou dois dias – 5 e 6 de maio – e foi promovida pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, com apoio da Escola de Magistrados da Bahia (Emab).

“O curso foi extremamente proveitoso e atingiu o objetivo de dotar os magistrados de conhecimentos técnicos suficientes ao exame de investigações policiais, interceptações telefônicas e telemática e exames periciais, o que viabiliza uma postura mais consciente em face da prova obtida por esses meios. Os cursistas também fizeram avaliação positiva, inclusive manifestando desejo de aprofundamento na temática, com a realização de um módulo avançado”, disse a coordenadora da capacitação, a juíza Maria Aparecida Gadelha.

Na quinta-feira, 5, o professor Alessandro Gonçalves Barreto, delegado de polícia no Piauí, falou sobre inteligência policial X investigação policial; Lei de Acesso à Informação X atividade de inteligência X determinação judicial e procedimento na classificação dessa determinação; novos aplicativos e efetividade da decisão judicial (cooperação jurídica internacional x marco civil da internet); exclusão de conteúdo X pornografia de vingança X preservação da evidência em provedores de conexão e de aplicação de internet; segurança de recursos humanos e segurança da documentação e do material e vulnerabilidades do magistrado; inteligência e mídias sociais na internet; sistemas tecnológicos, bases de dados e fontes de obtenção de informação, e inteligência com base em fontes abertas.

Na sexta, 6, a aula foi do professor da Universidade de Brasília (UnB) Malthus Fonseca Galvão, que é perito médico legista. Galvão abordou temas como criminalística; local de crime; exame de local; exame complementar; reprodução simulada; documentoscopia; identificação veicular; computação forense; perícia de áudio e imagens; balística forense; papiloscopia; perícias médico legais e odonto legais; perícias do laboratório forense; toxicologia forense; química forense; biologia forense; engenharia forense, e estudo de casos.

Tópicos:EscolaDestaquesNotícias

Comentários

Sobre essa página

Este é o local oficial de divulgação de informações e publicações da Escola Nacional da Magistratura. Inscreva-se abaixo e faça parte deste grupo exclusivo.

Mais...

Mais...

Faça parte. Inscreva-se e receba em seu email.