10º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos
por Jonathas Nacaratte, em 26/04/2021 20:44:30
Inscrições serão abertas no dia 31 de maio. Os interessados cliquem aqui.
A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro oferece o 10º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. São quatro categorias que serão avaliadas: Trabalhos Acadêmicos, Práticas Humanísticas, Trabalhos dos Magistrados e Reportagens com o tema “Direitos Humanos e Cidadania”.
Em 2012, a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro criou o Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. A premiação em homenagem à magistrada é aberta ao público de todo o país e visa promover um mergulho no amplo universo da Cidadania, na defesa do direito à vida, à liberdade, ao respeito, à igualdade e à segurança.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios em dinheiro, exceto os vencedores da categoria Trabalhos dos Magistrados, cujas premiações consistem em troféus.
A morte da Juíza
Patrícia Acioli (47) foi assassinada com 21 tiros por dois homens, no portão da casa dela, no bairro Piratininga, na cidade de Niterói. A magistrada lutava contra o crime organizado envolvendo agentes da Polícia que praticavam homicídios e extorsões na cidade de São Gonçalo-RJ. Em abril de 2014, todos os onze policiais julgados no caso foram condenados pela Justiça.