Notícias ENM

Nós por elas: Inscrições prorrogadas para seminário conduzido pelas juízas afegãs

Nós por elas: Inscrições prorrogadas para seminário conduzido pelas juízas afegãs

Evento vai arrecadar valores a serem revertidos integralmente para sobrevivências das magistradas afegãs no Brasil

Foram prorrogadas as inscrições para o seminário “Justiça no Afeganistão: uma perspectiva sobre Poder Judiciário e democracia”, que será realizado em 23 de fevereiro de 2022, às 9H, por meio da plataforma Zoom. O evento foi idealizado pela AMB, por meio da Escola Nacional da Magistratura (ENM), com o objetivo de arrecadar valores a serem revertidos integralmente para sobrevivências das magistradas afegãs no Brasil. 

O público-alvo são magistradas e magistrados associados à AMB. Para se inscrever no seminário e contribuir com as juízas, clique aqui.

A ideia do evento, que será ministrado pelas próprias magistradas afegãs, é aproveitar a experiência do corpo docente, que abordará uma gama de temas, ligados à importância dos pilares na construção da vida justa, da liberdade e da proteção da dignidade humana. As juízas vindas do Afeganistão contarão com todo o suporte técnico e expertise no ensino virtual da ENM.

Segundo a presidente da AMB, Renata Gil, o seminário resgata a dignidade das magistradas para que elas criem uma nova rotina no Brasil. “Nós temos um compromisso solidário de fazer com que essas famílias retomem suas vidas. A ideia foi abrir uma porta. Todos temos responsabilidade em ajudar”, ressaltou.

O intuito do evento é esclarecer, pelas próprias juízas, aspectos como: a análise da efetividade na garantia de direitos dos cidadãos da Constituição do Afeganistão de 2004, construída em um ambiente deliberativo, que previa igualdade de direitos entre homens e mulheres; a relação “Estado x religião”; o significado da Sharia (Lei Islâmica) e a relação hierárquica com a atual Constituição do Afeganistão; detalhes quanto ao atual sistema de ordenamento jurídico afegão, ao funcionamento do Poder Judiciário local e à representatividade feminina na magistratura afegã, além dos desafios da atuação de uma magistrada no país.

Os participantes inscritos vão receber certificação emitida pela ENM.

por Escola Nacional da Magistratura, em 10 de dezembro de 2021