“Motivação e Emoção” é tema de palestra da ENM
Especialista fala do mal-estar nos tempos atuais e cita exemplos de como enfrentá-lo
O psicólogo e doutor em Filosofia Clécio Branco apresentou a palestra “Motivação e Emoção”.O evento on-line promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM) atraiu pessoas de vários segmentos, e principalmente, juízes e desembargadores da área trabalhista. Um dos destaques da reunião é a interação, que permitiu a troca de experiências entre os alunos e professor.
O especialista falou sobre os grandes golpes que o narcisismo humano sofreu durante a História.
“O heliocentrismo foi o primeiro deles”, disse. “Antes, o homem, de tão importante, merecia lugar de destaque no centro do Universo”, avaliou.
Os outros golpes foram dados por Charles Darwin, e sua teoria da Evolução, e por Sigmund Freud, que mostrou o poder do inconsciente na mente do homem.
O palestrante lembrou do cientista russo Ivan Pavlov, que descobriu o condicionamento clássico – base para o Behaviorismo.
Ele também falou sobre Fordismo e alienação no trabalho. Para o psicólogo, um dos problemas que surgem a partir daí é a falta de motivação.
O palestrante comentou sobre a importância do direito à pausa. “Precisamos de férias, precisamos ser mais lentos. Vivemos a loucura do trabalho. Temos o direito de parar”, disse.
Questionado pelos participantes sobre como voltar a ter motivação, ele citou o mal-estar freudiano, principalmente, em tempos de pandemia.
“O mal-estar não surge na pandemia. Ele está na pandemia. Ele também causa o movimento para frente, como a motivação”, disse.
Clécio disse que não há uma fórmula universal para se motivar, já que cada indivíduo é único. Mas deu alguns exemplos comuns, como a espiritualidade, a arte e a ciência.
Esta palestra faz parte do curso “Impactos da Pandemia na Saúde Mental e o Direito à Desconexão”. Coordenado pela doutora Claudia Marcia de Carvalho Soares, o curso vai até dia 31 de março.
por Escola Nacional da Magistratura, em 26 de março de 2021