CURSOS

Inscrições abertas para o curso “Cidadania e Justiça” da ENM

Inscrições abertas para o curso “Cidadania e Justiça” da ENM

Formação vai capacitar magistrados para aplicarem o modelo educacional do programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola” da AMB

A Escola Nacional da Magistratura (ENM) está com inscrições abertas para o curso “Cidadania e Justiça – O Judiciário e a construção de modelos para o aprimoramento da conscientização da população”, que será realizado entre os dias 10 e 21 de março de 2025.

A formação tem carga horária de 20 horas e é coordenada pelo desembargador Roberto Bacellar. Serão oferecidas 30 vagas.

O curso tem como objetivo capacitar magistrados para implementar, acompanhar e avaliar ações pedagógicas e técnicas voltadas à conscientização da população sobre cidadania e justiça, promovendo a efetiva realização do projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”.

Segundo o coordenador do programa, desembargador Roberto Bacellar, este é um passo importante para o futuro da iniciativa.

“Este curso já aconteceu outras vezes de maneira mais restrita. Agora a intensidade e abrangência do curso é ampla a ponto de que possamos atingir todos os estados brasileiros, inclusive aqueles que ainda não desenvolveram o programa. Com isso, vamos atender as especificidades culturais de cada região a fim de atingir resultados mais efetivos”, explicou.

Estrutura do curso

A capacitação será dividida em dois módulos:

Módulo EaD (10 a 19 de março de 2025)

  • Tema: Cidadania e Justiça também se aprendem na escola
  • Docente e tutor: Desembargador Roberto Portugal Bacellar
  • Aulas síncronas (ao vivo):
    • 12 de março, das 17h às 19h
    • 14 de março, das 10h às 12h
  • Carga horária: 6 horas

Módulo presencial (20 e 21 de março de 2025)

  • Tema: O Magistrado e a Construção de Modelos para o Aprimoramento da Cidadania e Conscientização da População
    • Docentes: Desembargador Roberto Bacellar, juíza Nartir Dantas Weber, Flaviana Lopes Martins, pedagogo Erisevelton Silva Lima e pedagoga Lucélia Regina Terra de Oliveira Ribeiro
    • Aulas presenciais no auditório da AMB:
      • 20 de março, das 9h às 12h e das 14h às 18h
      • 21 de março, das 9h às 12h e das 14h às 18h
    • Carga horária: 14 horas

As despesas para participação nas aulas presenciais serão custeadas pelos alunos.

Os participantes serão avaliados com base na participação nas aulas, elaboração de um registro reflexivo e plano de aula, além da frequência mínima de 75%. O certificado será disponibilizado aos magistrados que cumprirem os requisitos do curso.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever diretamente na plataforma da ENM.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PLATAFORMA.

Faça parte deste programa que, há mais de mais de 30 anos, busca aproximar o Poder Judiciário da sociedade por meio da educação. Desde o seu lançamento, a iniciativa já impactou mais de 6 milhões de crianças em todo o Brasil.

Durante as últimas reuniões estatutárias da AMB, foi lançada a 6ª edição da Cartilha da Justiça e a 2ª edição do Manual de Aplicação do programa.

por Escola Nacional da Magistratura, em 27 de fevereiro de 2025