ENM é a primeira escola associativa a integrar a Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura
ENM é a primeira escola associativa a integrar a Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura
Renejum foi lançada oficialmente durante o encontro anual de direção e coordenação das escolas Judiciais e da Magistratura
A Escola Nacional da Magistratura (ENM) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juntamente com demais representantes de escolas Judiciais e da Magistratura de diversas regiões do Brasil, se reuniram na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília-DF, para o encontro anual com a direção e coordenação das escolas. Na ocasião, também foi lançada a Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum).
O encontro teve como objetivo aperfeiçoar o trabalho em conjunto, com foco em situações específicas do contexto educativo: as gestões administrativa, pedagógica e acadêmica, dentre outras ações que demandem competências das equipes gestoras e técnico-pedagógicas com o intuito de integrar e articular saberes, recursos pedagógicos e administrativos, com ênfase aos profissionais da educação judicial do Brasil.
Para o diretor-geral da Escola, ministro Mauro Campbell Marques, o marco do lançamento é importante pela possibilidade de entrelaçar as diversidades estruturais, as particularidades geográficas e os universos socioculturais que marcam a identidade nacional. Ele destacou ainda a importância do trabalho em rede enquanto um constante e crescente espaço de troca. “A Renejum é o mecanismo capaz de construir soluções inteligentes que atendam aos desafios que se colocam diante de todos e todas que vivenciam a formação, a capacitação e o aprimoramento da magistratura nacional”, enfatizou.
“Esse momento é muito importante, pois a rede de conhecimentos judiciais e da Magistratura pretende unificar determinados procedimentos de todas as escolas jurídicas estaduais e federais”, disse o ex-presidente da Escola Nacional da Magistratura Desembargador Caetano Levi Lopes, que representou a ENM no evento.
O magistrado também ressaltou que fez uma solicitação formal para compor o Renejum – a qual foi aceita de imediato pelo Diretor-geral da Enfam –, demonstrando o prestígio da ENM, sendo a primeira instituição associativa aceita. “A Rede pretende oferecer um trabalho de alta qualidade para as escolas, bem como para o Poder Judiciário Nacional e a todo nosso país”, enfatizou o Desembargador Caetano Levi Renejum
Dentre as atribuições da Rede, caberá a promoção de estudos, projetos, pesquisas, e trabalhos conjuntos, voltados à implementação de atos normativos e políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário; ao currículo e à avaliação no âmbito da educação dos membros do poder judiciário; bem como o desenvolvimento de estratégias e ações colaborativas direcionadas à excelência da tutela jurisdicional prestada, buscando convergir as ações de aperfeiçoamento promovidas entre os seus membros.
Além do compartilhamento de boas práticas, conhecimentos e informações referentes à educação judicial e inovação no sistema de justiça; a socialização de iniciativas inovadoras e sustentáveis no que se refere à gestão educacional.
por Escola Nacional da Magistratura, em 24 de março de 2023