CURSOS

Curso da ENM discute os desafios apresentados pelas plataformas digitais de trabalho

Curso da ENM discute os desafios apresentados pelas plataformas digitais de trabalho

Segunda edição do curso aprofunda exame jurisdicional das controvérsias, dos impactos e dos debates acerca das plataformas digitais de trabalho

As inscrições para a segunda edição do curso “As plataformas digitais de trabalho: Desafios ao Direito” estão abertas até o dia 12 de agosto. Exclusivo para a Escola Nacional da Magistratura (ENM), o curso traz uma visão ampla, profunda e imparcial do fenômeno das plataformas digitais de trabalho em três módulos, com aulas síncronas e interação por fóruns de debate.

O objetivo é realizar o exame jurisdicional das controvérsias envolvendo as plataformas digitais de trabalho com as competências necessárias à ampla compreensão do fenômeno, utilizando-se de conhecimentos sobre as tecnologias envolvidas, os impactos socioeconômicos e os debates jurídicos contemporâneos existentes sobre a temática no direito nacional e comparado.

De acordo com o coordenador, Juiz Paulo Roberto Dornelles Júnior (TRT-4), o curso aprofunda o debate sobre o tema.

“Na primeira edição, tivemos juízes e desembargadores de diversos ramos do Judiciário, o que permitiu uma interação única. Esta segunda edição foi amplamente atualizada e inclui novidades do direito comparado e da legislação e jurisprudência no Brasil, em especial precedentes do TST e do STF”, explicou.

Serão quatro aulas (20h), na modalidade a distância, de 16 de agosto a 16 de setembro.

O módulo introdutório será ministrado pelo Prof. Me. Paulo Roberto Dornelles Junior, autor de “A Plataformização das Relações de Trabalho” (Tirant lo Blanch, 2020), e abordará tópicos de tecnologia e economia como algoritmos, “big data”, “sharing economy”, “nudges”, além de impactos no direito e na jurisprudência comparada e nacional.

O segundo módulo contará com o prestigiado Prof. Dr. André Zipperer, autor de “A Intermediação de Trabalho via Plataformas Digitais” (LTr, 2019), e examinará o tema com foco no marco legal e jurisprudencial brasileiros e nas controvérsias materiais e processuais envolvendo as discussões sobre vínculo de emprego.

O terceiro e último módulo será ministrado pela Prof. Dra. Tatiana Guimarães Ferraz Andrade, autora de diversas obras sobre tecnologia e trabalho, e trará abordagem panorâmica sobre o mercado de trabalho das plataformas no Brasil, propostas legislativas envolvendo a matéria e formação de sindicatos de trabalhadores em plataforma.

Confira as datas:

  • Aula síncrona 1 – dia 23/08 das 16h às 18h com Dr. Paulo Dornelles
  • Aula síncrona 2 – dia 30/08 das 16h às 18h com Dr. Paulo Dornelles
  • Aula síncrona 3 – dia 06/09 das 16h às 18h com Prof. Dr. André Gonçalves Zipperer
  • Aula síncrona 4 – dia 13/09 das 16h às 18h com Profª Drª Tatiana Ferraz

Inscreva-se em moodle.enm.org.br

por Escola Nacional da Magistratura, em 27 de junho de 2024