Curso da ENM discute os desafios apresentados pelas plataformas digitais de trabalho
Segunda edição do curso aprofunda exame jurisdicional das controvérsias, dos impactos e dos debates acerca das plataformas digitais de trabalho
As inscrições para a segunda edição do curso “As plataformas digitais de trabalho: Desafios ao Direito” estão abertas até o dia 12 de agosto. Exclusivo para a Escola Nacional da Magistratura (ENM), o curso traz uma visão ampla, profunda e imparcial do fenômeno das plataformas digitais de trabalho em três módulos, com aulas síncronas e interação por fóruns de debate.
O objetivo é realizar o exame jurisdicional das controvérsias envolvendo as plataformas digitais de trabalho com as competências necessárias à ampla compreensão do fenômeno, utilizando-se de conhecimentos sobre as tecnologias envolvidas, os impactos socioeconômicos e os debates jurídicos contemporâneos existentes sobre a temática no direito nacional e comparado.
De acordo com o coordenador, Juiz Paulo Roberto Dornelles Júnior (TRT-4), o curso aprofunda o debate sobre o tema.
“Na primeira edição, tivemos juízes e desembargadores de diversos ramos do Judiciário, o que permitiu uma interação única. Esta segunda edição foi amplamente atualizada e inclui novidades do direito comparado e da legislação e jurisprudência no Brasil, em especial precedentes do TST e do STF”, explicou.
Serão quatro aulas (20h), na modalidade a distância, de 16 de agosto a 16 de setembro.
O módulo introdutório será ministrado pelo Prof. Me. Paulo Roberto Dornelles Junior, autor de “A Plataformização das Relações de Trabalho” (Tirant lo Blanch, 2020), e abordará tópicos de tecnologia e economia como algoritmos, “big data”, “sharing economy”, “nudges”, além de impactos no direito e na jurisprudência comparada e nacional.
O segundo módulo contará com o prestigiado Prof. Dr. André Zipperer, autor de “A Intermediação de Trabalho via Plataformas Digitais” (LTr, 2019), e examinará o tema com foco no marco legal e jurisprudencial brasileiros e nas controvérsias materiais e processuais envolvendo as discussões sobre vínculo de emprego.
O terceiro e último módulo será ministrado pela Prof. Dra. Tatiana Guimarães Ferraz Andrade, autora de diversas obras sobre tecnologia e trabalho, e trará abordagem panorâmica sobre o mercado de trabalho das plataformas no Brasil, propostas legislativas envolvendo a matéria e formação de sindicatos de trabalhadores em plataforma.
Confira as datas:
- Aula síncrona 1 – dia 23/08 das 16h às 18h com Dr. Paulo Dornelles
- Aula síncrona 2 – dia 30/08 das 16h às 18h com Dr. Paulo Dornelles
- Aula síncrona 3 – dia 06/09 das 16h às 18h com Prof. Dr. André Gonçalves Zipperer
- Aula síncrona 4 – dia 13/09 das 16h às 18h com Profª Drª Tatiana Ferraz
Inscreva-se em moodle.enm.org.br
por Escola Nacional da Magistratura, em 27 de junho de 2024