Notícias ENM

AMB defende permanência da Justiça Estadual na jurisdição eleitoral em curso de aperfeiçoamento

AMB defende permanência da Justiça Estadual na jurisdição eleitoral em curso de aperfeiçoamento

Teve início nesta quarta-feira (13), o IV Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados em Direito Eleitoral. A capacitação é uma realização da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), onde acontecem as aulas.

O presidente da AMB, João Ricardo, fez a abertura do curso, destacando a importância da permanência na Justiça estadual da jurisdição eleitoral. “Nós somos fundamentais para o Brasil. Nós somos estruturantes para o País. Nós não vamos deixar que nos tirem a Justiça Eleitoral, porque nós fazemos esse trabalho melhor do que ninguém. Não precisamos de ajuda. Não somos melhores, nem piores. Nós simplesmente fazemos bem. Esse é o nosso trabalho”, destacou.

João Ricardo também falou aos magistrados presentes sobre o cuidado com o uso das redes sociais, a crise política e as pautas legislativas defendidas pela AMB, e, por fim, agradeceu os organizadores do curso Luiz Márcio Pereira e o diretor-presidente da ENM, Cláudio dell’Orto, que tem buscado oferecer sempre capacitações com alto grau de qualidade. O presidente da AMB lembrou que o desafio dessas eleições é enfrentar a corrupção. “O nosso desafio como juízes é mobilizar a sociedade para ajudar a fiscalizar as eleições, fazendo com que seja uma eleição limpa”.

O coordenador da quarta edição do curso de Aperfeiçoamento para Magistrados em Direito Eleitoral, Luiz Márcio Pereira, destacou a qualidade da formação. “Todos que estão aqui podem ter certeza de que será um aperfeiçoamento muito válido”. E lembrou que mais de cem magistrados se inscreveram nessa formação.

O desembargador eleitoral Telson Ferreira, representante do TRE-DF, parabenizou a AMB pela iniciativa e o coordenador do curso. “Vocês estão fazendo esse curso sair do papel e chegar ao conhecimento dos magistrados. A programação conta com temas dos mais significativos e importantes. O TRE-DF está de portas abertas aos senhores. O maior proveito em um programa como esse, sem dúvida, será dos eleitores, dos cidadãos”.

Neste primeiro dia do curso, os magistrados tiveram aula com o professor Edson Resende Castro, promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, que abordou sobre o tema: Pressupostos Constitucionais e Registro de Candidaturas. O curso terá a duração de três dias e contará com disciplinas como prestações de contas, direito penal eleitoral, propaganda eleitoral e infrações eleitorais. Confira a programação completa AQUI.

Verônica Macedo

por Escola Nacional da Magistratura, em 13 de abril de 2016